sexta-feira, 8 de janeiro de 2016





Carne-de-Sol

A famosa carne do sol de Cedro de São João é um elemento que orgulha a população . Apetitosa, contribui para a movimentação da economia local, tendo em vista a comercialização desse produto em outras localidades. Antes realizada a festa da carne-de-sol, aos poucos deteriorada, hoje não mais existente. A prática da criação de gado é mantida por alguns cidadãos locais.
Ao entrar na cidade observam-se os pastos com as cabeças de gado. Em minha residência, do quintal, podemos ver o trabalho dos vaqueiros e dos donos com os gados. Ao caminhar nas calçadas ou sentados na porta de casa algumas vezes somos surpreendidos com os gados tangidos pelos vaqueiros. E há quem se irrite com o mau cheiro que deixam. Algumas crianças e adultos correm para casa com medo de serem atacadas e aquelas que estiverem com qualquer elemento vermelho logo se escondia.
 A um tempo atrás, juntamente com irmãos e alguns colegas, íamos respirar ar puro. Andávamos a cavalo, víamos o trabalho do pai com o gado. Isso a pé passando por riachos. Uma aventura singular e rica, pois nos era apresentado tipo de plantas, de frutas e tudo mais, o que ainda acontece atualmente com algumas crianças.
Além do oferecimento da carne do sol, o gado dá como contribuição o leite e os seus derivados. Logo cedo pode-se escutar a voz do homem do leite gritando pelo seu produto. Outros vendem o queijo e a manteiga de gado. Esses produtos estão à venda na feira livre aos domingos. 
Essas são algumas das delícias oferecidas pela cidade de Cedro de São João. Produtos que agradam ao paladar, identificam a produção local orgulhando os filhos da terra e contribuem com a economia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário